Novo Portal de Gestão de Pessoas será lançado dia 2 de maio

Novo Portal de Gestão de Pessoas será lançado dia 2 de maio

Uma demonstração interativa, na sala de videoconferências, marcou a apresentação das funcionalidades do novo Portal de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça de Rondônia, pela SGP à Presidência da instituição. O lançamento do eGesp será no próximo dia 2 de maio, e o sistema terá seus módulos gradativamente implantados até o mês de outubro deste ano.

Durante a apresentação, o diretor do Departamento de Gestão de Pessoas do TJRO, Gustavo Nicocelli, fez demonstrações de acesso aos novos recursos que vão agilizar, em um ambiente mais dinâmico, as consultas e outras buscas de informações necessárias aos servidores e magistrados.

Pedidos de férias, licenças, alterações de dados cadastrais, indexação de documentos, solicitação de crachás e outros serviços ou procedimentos que ainda requerem um tempo maior de atendimento, já que são realizados via SEI, poderão ser analisados e homologados na área do próprio portal, de maneira ágil e desburocratizada.

Com o autoatendimento, as solicitações são simplesmente auditadas e automaticamente já incluídas na ficha cadastral do servidor e, se houver impacto em folha, é gerado imediatamente.

O novo software foi desenvolvido por uma empresa especializada, inicialmente para o Tribunal de Justiça de Tocantins. Deu tão certo que foi recomendado pelo Conselho Nacional de Justiça a outros tribunais. O relatório da inspeção feita pelo CNJ destacou como uma boa prática de gestão o “sistema eGESP, não apenas enquanto sistema que possa ser utilizado por outras cortes, mas pela forma como a Gestão de Pessoas do TJTO planejou e executou a elaboração do sistema em consonância com um projeto de gestão que se alterou para alternar de atividades operacionais para atividades de controle, auditoria e governança”.

A transparência de dados também será disposta no novo portal. Informações claras e imediatas sobre o de número de servidores e magistrados nas unidades serão geradas de acordo com a busca dos usuários. A localização, projetos e equipes neles envolvidas, assim como o andamento de ações de execução serão facilitadas.

O visual mais dinâmico se reflete também na responsividade do eGesp: a capacidade de adaptação a quaisquer dispositivos de consultas como celulares, tablets ou telas de computadores. De modo agradável, o programa realinha as informações com navegação facilitada e intuitiva.

A aba do sistema ficará no alto do site, na barra principal de serviços, melhorando a localização. Os portais do servidor e do magistrado deixarão de existir, pois, com a adoção do novo sistema, as funcionalidades estarão concentradas em “gestão de pessoas”, porém, por um período de transição, os atuais podem ser acessados pela aba do antigo portal.

Fonte: Tribunal de Justiça de Rondônia