Novo sistema de gestão de pessoas da Def. Pública do DF traz agilidade e transparência à Instituição

Novo sistema de gestão de pessoas da Def. Pública do DF traz agilidade e transparência à Instituição

21 de novembro de 2019 – O programa de modernização da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) caminha a passos largos. Nesta quinta-feira (21), a defensora pública-geral, Maria de Nápolis, assinou contrato de aquisição de um novo sistema de gestão de pessoas, que tem como objetivo garantir mais transparência e confiabilidade dos dados e agilidade nos processos que dependem de informações funcionais.

Na presença da Defensoria Pública-Geral e dos coordenadores dos Núcleos de Assistência Jurídica, a apresentação do novo sistema foi feita pela  empresa detentora da solução, a Siedos, representada pelo seu diretor-executivo, Flávio Valente. Com a nova aquisição, informações e requisições de servidores serão feitas eletronicamente de onde estiverem, inclusive do próprio celular, facilitando a pesquisa sobre benefícios e informações funcionais pela internet. Solicitações de férias, afastamentos, pedido de diárias, dentre outros requerimentos, poderão ser feitos online, com muito mais agilidade e, inclusive, transparência, uma vez que as informações estarão disponíveis para consulta pública.

O novo sistema já era esperado há muitos anos pelos gestores da Instituição. Maria de Nápolis definiu a aquisição como “uma conquista e a realização de um sonho” que, segundo a defensora, foi possível após inúmeras pesquisas e o esforço conjunto dos gestores da DPDF e da Diretoria de Gestão de Pessoas (Digep), representada na cerimônia por sua diretora, Juliana Hérica dos Santos.

“O sistema trará um avanço imensurável para a gestão de pessoas no âmbito da Defensoria Pública. Além dos aspectos operacionais, destaco a possibilidade de agilidade na obtenção de informações funcionais e relatórios, dentre outros. Ressalto, ainda, que possuir um sistema de dados integrados que elimine a redundância de lançamentos gera maior segurança e diminui expressivamente a ocorrência de erros, repercutindo diretamente na confiabilidade e transparência dos nossos serviços”, explicou a diretora.

Na ocasião, , o subdefensor público-geral, Danniel Vargas, falou sobre o Programa de Logística Sustentável da DPDF, que conta com uma série de ações para sensibilizar servidores para questões socioambientais. Um dos eixos do programa é a campanha #Defensoria Sustentável, que busca promover a economia de recursos naturais, a redução de gastos institucionais, o impacto socioambiental negativo causado pela execução das atividades públicas, bem como contribuir para a revisão dos padrões de produção e consumo, entre outros.

Durante o evento, representantes do Instituto Aquila de Gestão Ltda., empresa de consultoria internacional (mas de origem brasileira) contratada pela DPDF, apresentaram as atividades desenvolvidas nos últimos meses para modernizar o modelo de gestão da Instituição, com foco na melhoria de resultados e no ganho de eficiência. A ideia foi reforçar a importância do papel dos coordenadores dos Núcleos durante todo o processo de modernização.

Fonte: Mariana Carneiro, Defensoria Pública DF